segunda-feira, 5 de outubro de 2009

República


05 de Outubro de 1910

Proclamada em Lisboa a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete Séculos de Regime Monárquico em Portugal!

República Parlamentar (também assim chamada), sucedeu ao Governo Provisório de Teófilo Braga, de 1910 a 1926. Neste período houve 7 Parlamentos, 8 Presidentes da República e 46 Governos...
Para ti... que conheces pouco desta nossa linda e boa história... boa no sentido que é rica... porque nem sempre foi boa...

Recomendo um bom sitío para te aculturares... para te enriqueceres... para te apaixonares... Porque eu sou assim!!! Gosto de nós, gosto de saber o que fomos, o que somos, transmitir a nossa evolução ao longo do tempo :D

http://www.centenariodarepublica.org/

Ok Ok... eu sei que não gostas, ou não ligas a isso... "é aborrecido", "não me interessa", "tenho mais com que me preocupar", "não gosto"... certo, eu respeito... mas confesso que é uma pena, não defendermos o que é nosso!!! Mas isso advém do meu Nacionalismo...

Agora, em relação à queda da Monarquia... Não sei se foi uma boa opção ou não... De certo que foi bom que ganhássemos o direito ao voto e sermos responsáveis pelo futuro do nosso país... Mas não sei se vivemos melhor agora!


As eleições seguiram-se... mas um pouco forçadas, porquê?
Só havia um candidato... ou seja... Passámos de Monarquia a que? Monarquia Eleitoral?

Assaltos a Jornais Monárquicos... Acto que ficou conhecido como... "Empastelamento"... consistia em espalhar ou amontoar os caracteres tipográficos... impedindo o trabalho de composição de textos por vários dias!

Estas e muitas mais histórias podes encontrar nesse site... Curiosidades, Presos Políticos, Galeria de imagens, Liberdade Religiosa...

Agradeço desde já a informação publicada por Carlos Bobone, entre outros!





Aqui nos vemos, Republicanos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário